Devo Me Candidatar Sem As Qualificações Exigidas?

Se você está procurando emprego, provavelmente encontrará uma série de oportunidades, algumas para as quais você está qualificado e outras não. E aí, surge a dúvida: Devo Me Candidatar Sem As Qualificações Exigidas?

 

Muitos candidatos se perguntam se é errado se candidatar a empregos para os quais não estão realmente qualificados.

 

Para determinar se você deve ou não, vamos examinar os prós e os contras de cada opção.

 

Quando é positivo se candidatar a um emprego que você não está qualificado

O maior ganho que você pode ter nessa situação, acredite, é o inesperado.

 

Você ficaria surpreso em saber que não é raro empregadores agendarem entrevistas sem realmente examinar os currículos totalmente.

 

Isso geralmente acontece quando um funcionário precisa ser contratado imediatamente ou quando não há muitos candidatos.

 

Se for esse o caso, seu currículo não fará muita diferença na triagem. Sua personalidade sim é que fará, mas isso só será constatado na entrevista.

 

Existem milhares de casos de empregadores que contrataram profissionais que não eram necessariamente tão qualificados para o cargo em questão.

 

As razões para isso tendem a variar. Em geral é porque muitos empregadores ficaram impressionados com a personalidade, os objetivos e a necessidade de sucesso do candidato.

 

Outro lado positivo de se candidatar a um emprego sem a qualificação exigida é concorrer a outras oportunidades existentes na mesma empresa.

 

É bastante comum que as empresas estejam fazendo contratações para mais de uma posição.

 

Embora você não seja necessariamente o melhor candidato para o cargo, a empresa pode ter outra posição aberta, uma para a qual você pode ser mais adequado.

 

Se um empregador gostar de seu currículo (ou de sua personalidade) e se uma entrevista for agendada, você realmente tem boas chances de ser contratado. Mesmo que seja para uma posição diferente da que você originalmente se interessou.

 

Apesar destes motivos positivos que podem incentivar sua candidatura, há também uma série de desvantagens em fazê-lo.

 

E isso não pode ser ignorado.

 

 

O Lado Negro da Força

erros mortais em entrevistas

 

Um desses contras é a má impressão que você pode acabar dando de si mesmo.

 

Do ponto de vista de um empregador, é complicado selecionar candidatos adequados para o cargo no meio de centenas de currículos recebidos. Especialmente quando uma boa parte é de profissionais que sequer estão qualificados para a posição disponível.

 

Alguns empregadores facilmente se decepcionarão durante a entrevista quando concluírem que o profissional realmente não tem os atributos e conhecimentos necessários para assumir o cargo. E você pode ficar marcado.

 

Portanto, quando se trata de candidatar-se a um emprego para o qual você não está qualificado, a decisão é somente sua.

 

É aconselhável que você use sempre o bom senso.

 

Por exemplo, nunca se candidate a um cargo como contador, médico, ou qualquer outro se você não tiver a menor experiência, nem a formação acadêmica adequada ou o treinamento necessário. Parece óbvio, mas tem gente que faz isso.

 

Em quais outras situações é aceitável encaminhar um currículo não tendo as qualificações exigidas?

Entrevista e Currículo Positivos

Vamos imaginar que você está interessado em se tornar um gerente de loja de varejo.

 

É exigido que o candidato tenha diploma na área de administração ou negócios, mas você não tem o diploma, tem somente experiência na área.

 

Nesse caso, você pode sim se candidatar ao cargo, mesmo não tendo o referido diploma, desde que possua tempo de experiência comprovado que seja mais do que suficiente para demonstrar seus conhecimentos e habilidades como gerente de loja de varejo.

 

As empresas podem considerar seu currículo sempre que demonstrar claramente que possui o conhecimento e qualificações necessárias para assumir uma posição.

 

Por isso é tão importante saber criar um currículo incrível, que “venda o seu peixe”.

 

Se você quiser saber mais sobre como fazer um ótimo currículo >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

Se você quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego recomendo que conheça >>> “Manual Definitivo: Como Vencer o Desemprego – Passo a Passo até Aprovação”<<<

 

 

Prepare-se Para o Tudo ou Nada

Entrevista de sucesso

Agora, vamos imaginar que você não tem nem o diploma, nem muita experiência na área de varejo. Mesmo assim, tomou a decisão de encaminhar seu currículo para a vaga.

 

Bingo! Foi chamado para uma entrevista!

 

Nesse caso, a pergunta por que você se candidatou a um emprego para o qual você não está tão qualificado poderá surgir.

 

Esteja preparado. Você precisará responder a esta pergunta de maneira estratégica, de forma a lhe trazer benefícios.

 

Aproveite a chance e não dê um tiro no pé.

 

Por exemplo, você pode responder dizendo que está sempre preparado para desafios, que deseja muito esta oportunidade e dê detalhes de como acredita que está qualificado de outras maneiras, superando as exigências do cargo.

 

Uma coisa que você definitivamente não pode responder é:  “Eu estava esperando um golpe de sorte”. Tiro no pé, certeiro.

 

Se você fizer isso, deixará uma impressão duradoura… negativa, claro.

 

Então o que achou dessas dicas? Deixe seu comentário abaixo com suas dúvidas para eu poder te ajudar.

 

Boa sorte!

 

Por | 2018-02-24T01:16:53+00:00 22 de fevereiro de 2018|Categorias: EMPREGOS|0 Comentários

Sobre o autor:

Évora Ferraz
Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e vai ajudar você de forma simples e prática, a conseguir o emprego TOP que vem buscando. Junte-se a centenas de pessoas que já conseguiram o emprego que mudou suas vidas simplesmente seguindo suas dicas, artigos, passo a passo e conteúdos. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe. E lembre-se sempre de mandar notícias de seu novo emprego. A gente adora ter contato com você!
Baixe o E-book: "Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero"Download GRÁTIS