Como Encarar Uma Rejeição De Emprego

Muita gente vem relatando que fica arrasada quando recebe uma negativa. Pois é, esta situação não é fácil mesmo, por isso, hoje vou falar sobre como encarar uma rejeição de emprego.

 

Cenário

As organizações pré-recessão tinham orçamentos maiores e processos organizacionais menos enxutos.

Assim, eles eram mais flexíveis em suas contratações.

Se um candidato correspondesse a 90% de seus critérios era contratado, considerando que haveria um ajuste natural entre profissional e empresa.

Agora, com exigências muito mais rigorosas, as empresas não podem se dar ao luxo de contratá-lo, a menos que você tenha uma correspondência de 100% dos critérios exigidos pelo cargo.

 

Eu já fui rejeitada.

Antes de me tornar  coach de carreira, para cada oferta de emprego que recebi, provavelmente tive 3 ou mais rejeições.

Então, quando um cliente agora me relata beirando as lágrimas que a proposta de emprego perfeito não deu certo, eu entro em meu túnel do tempo particular e me coloco em seu lugar, literalmente.

Acredite… a vida não é fácil para ninguém…

 

Nunca pare de se mexer.

Tendo treinado inúmeros clientes por meio de entrevistas bem-sucedidas e negociações salariais, posso lhe dizer uma coisa: ao receber uma rejeição de emprego, a única coisa a fazer é seguir em frente.

Não há problema em ficar chateado por um ou dois dias, mas não deixe que isso o abale por muito mais tempo.

Meus clientes mais felizes e bem-sucedidos geralmente sacodem a poeira e continuam procurando emprego, com os punhos cerrados (tipo Rocky Balboa)

Assim como um tubarão morreria se parasse de se mover, a chama da busca por emprego rapidamente apagará se você se afundar por muito tempo na tristeza de ter sido rejeitado.

Leva tempo para desenvolver o pipeline de busca de emprego, buscar indicações, conversar com seus contatos, marcar entrevistas, etc. Você tem que voltar ao jogo o mais rápido possível.

Desistir, jamais!

 

A falha é normal. Espere, depois conquiste.

Algum grau de falha na vida – e na procura de emprego – é inevitável.

Mesmo que você seja o candidato “perfeito” e faça tudo certo, há um milhão de razões pelas quais você pode ter sido rejeitado.

Algumas das razões podem ser justas (por exemplo, um candidato igualmente experiente pode ter solicitado um salário inferior, ou a posição foi cortada no último minuto), enquanto outras razões podem fazer seu sangue ferver (o contratado é sobrinho do CEO).

Pois é… ninguém disse que a vida seria justa. Você não pode controlar todas as variáveis, infelizmente.

Bem, na verdade, você pode controlar apenas uma: sua própria reação.

 

Divirta-se. Force a si mesmo, se for preciso.

Após o choque inicial da rejeição, faça algo divertido. Tenha amor-próprio.

A busca de emprego pode ser um processo dolorosamente prolongado, que consome suas esperanças e drena sua energia.

Encontre seus amigos, vá a um novo restaurante, leia um livro, vá ao cinema, assista um filme ou série  no Netflix, escute uma música, vá a uma festa, faça algo que elevará seu espírito.

 

Movimente-se. Apenas faça isso.

Você pode não estar pronto para recomeçar imediatamente, mas sair e interagir com as pessoas é uma boa ideia.

Dizem que, quando uma porta se fecha, outra se abre, e não posso dizer quantas vezes vi essa verdade em ação em bares, restaurantes, elevadores e vários espaços públicos.

Você verá que muitas pessoas são empáticas e estão dispostas a ajudar. A partir da minha experiência e dos meus clientes, outras pessoas estarão mais propensas a ajudá-lo se você for esperançoso, positivo e receptivo à ajuda.

Mesmo que esteja desesperado (porque o dinheiro está apertado ou envergonhado porque todos os seus irmãos ou amigos têm empregos incríveis), não desista.

 

Reflita, analise, melhore.

É claro que é possível que a razão pela qual você não tenha conseguido o emprego tenha sido porque, apesar de sua autopercepção, você teve um mau desempenho durante o processo de entrevista.

Ou talvez não tenha ido exatamente mau, mas apenas um pouco menos “otimizado” em comparação com o candidato escolhido.

Reserve algum tempo para reavaliar sua experiência de entrevista e considerar áreas de melhoria.

  • Você respondeu a perguntas comportamentais com facilidade e confiança?
  • Você forneceu exemplos suficientes e concretos de habilidades relevantes?
  • Você fez perguntas ponderadas ao entrevistador?
  • Você se mostrou empolgado e profissional durante toda a entrevista?
  • Você estabeleceu um bom relacionamento com seus entrevistadores e está elaborando um e-mail de agradecimento (se não estiver, por que não?).
  • Considere pedir a eles um feedback: o que mais os impressionou sobre sua candidatura, e onde você pode concentrar suas energias para melhorar suas habilidades de entrevista para o futuro?
  • Você pode não obter uma resposta direta (ou qualquer resposta), mas pode ser esclarecedor se o fizer. A marca de um verdadeiro profissional é a capacidade de compreender as próprias deficiências e realmente trabalhar para ir além delas.

 

Você não está sozinho. 

Você não é a primeira nem a última pessoa a ser rejeitada por um possível empregador.

Sinta-se à vontade para perguntar a seus amigos e colegas como eles superaram suas falhas na procura de emprego.

Faça alguma pesquisa on-line – há muitos recursos gratuitos. Confira vagas que surgiram mais recentemente enquanto você estava ocupado participando de entrevistas.

Não desperdice seu precioso tempo, energia e saúde ao sentir-se chateado por muito tempo. Você precisará dessa energia para a sua próxima entrevista.

Um forte abraço, deixe seu comentário e boa sorte!

 

>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

 

 

Por | 2018-04-30T15:39:44+00:00 30 de abril de 2018|Categorias: EMPREGOS|Comentários desativados em Como Encarar Uma Rejeição De Emprego

Sobre o autor:

Évora Ferraz
Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e vai ajudar você de forma simples e prática, a conseguir o emprego TOP que vem buscando. Junte-se a centenas de pessoas que já conseguiram o emprego que mudou suas vidas simplesmente seguindo suas dicas, artigos, passo a passo e conteúdos. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe. E lembre-se sempre de mandar notícias de seu novo emprego. A gente adora ter contato com você!
Baixe o E-book: "Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero"Download GRÁTIS