7 Ótimas Dicas para Conquistar um Emprego

Hoje vou dar rapidamente 7 Ótimas Dicas para Conquistar um Emprego:

 

  • Você é um novo diplomado e planeja encontrar seu primeiro emprego?
  • Você acabou de pedir demissão e está procurando por pastagens mais verdes?
  • Você está desempregado e tem pouca experiência na área em que está buscando emprego?

 

Qualquer que seja sua situação, seria importante estudar as seguintes dicas:

 

1) Verifique seu currículo

  • Erros tipográficos e gramaticais são muito graves. Antes de enviar seu currículo a um potencial empregador, revise-o pelo menos três vezes e verifique se há correções a serem feitas. Veja aqui os principais erros de português cometidos no mundo do trabalho

 

  • Depois de pesquisar sobre o cargo, é fundamental que você ajuste seu currículo para que o mesmo corresponda às necessidades e expectativas da empresa.

 

  • Por exemplo, se você está se candidatando a uma vaga na área de contabilidade, você deve descrever detalhadamente em seu currículo sua experiência em contabilidade.

 

  • O ideal é ter um currículo de 2 páginas, no máximo 3 páginas em alguns casos.

 

 

2) Encarando o desafio da entrevista

Uma pesquisa com 1.400 diretores financeiros realizada por uma empresa de consultoria com sede na Califórnia, concluiu que os candidatos a empregos cometiam alguns erros em suas entrevistas e que os colocavam no fim da fila do processo seletivo.

 

A seguir, apresentamos esses principais erros apontados pelos diretores financeiros na pesquisa:

  • Chegar atrasado na entrevista
  • Ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a empresa
  • Ter pouco conhecimento sobre a função ou cargo ao qual está se candidatando
  • Ter um “complexo de superioridade”
  • Apresentar comportamento arrogante

 

A linguagem corporal do candidato também deve indicar que ele está confiante (mas não ao ponto de achar que já venceu a luta).

 

Ele deve manter o contato visual, ter um aperto de mão forte, caloroso e evitar o ato de cruzar os braços em uma postura defensiva.

 

Usar a roupa certa é crucial para projetar uma posição confiante. Como eles dizem, é melhor ir a uma entrevista over-dressed (muito bem vestido) do que estar com uma roupa aquém do esperado para o perfil do cargo.

 

Veja aqui mais dicas sobre como se vestir para uma entrevista de emprego.

 

 

3) Responda as perguntas de forma inteligente

Um erro comum dos entrevistados é ficarem muito tensos. As perguntas são feitas pelo entrevistador e o candidato acaba tendo um “branco” porque está muito nervoso, dando a impressão de não estar bem preparado para a entrevista.

 

É importante sempre pesquisar a empresa e a posição que está em aberto.

 

Se você não souber responder a uma pergunta durante a entrevista é melhor admitir que você não conhece a resposta e se proponha a pesquisar o assunto.

 

Pesquise as habilidades e conhecimentos que a empresa está procurando para que no dia da entrevista, quando o entrevistador perguntar sobre seus pontos fortes e competências essenciais, você possa combiná-los com o que eles precisam.

 

4) Obtendo indicações

Ter uma indicação de um funcionário da empresa pode encurtar um longo caminho até a chamada para uma entrevista.

 

Uma empresa típica pode receber centenas de candidaturas e pedidos de emprego e geralmente 35% a 60% de todas as vagas são preenchidas por pessoas indicadas.

 

Quando você tem uma indicação suas chances de ser contratado são bem mais altas, especialmente se você tiver outros 200 a 500 candidatos concorrentes para a mesma posição.

 

Se você não conhece ninguém da empresa que pode lhe dar uma indicação, é uma boa ideia fazer contato com os ex-alunos da sua faculdade ou universidade, grupos comerciais, redes sociais e associações profissionais.

 

Lembre-se, ter uma indicação aumenta muito suas chances de obter a posição.

 

5) Candidatura online

Com a tendência atual da tecnologia, quase todas as empresas exigem que os potenciais candidatos realizem sua candidatura online.

 

Assim, as primeiras impressões são obtidas não pela sua primeira “aparição”, mas pela qualidade e conteúdo do seu e-mail ou do que você digitou nos formulários.

 

Os e-mails relacionados a candidaturas devem ser polidos e bem articulados. Ao candidatar-se pela internet, use as seguintes dicas:

 

Complete suas frases e não abrevie palavras

 

Os empregadores não gostam quando você lhes envia cartas de apresentação que pareçam muito casuais.

 

É importante fazer uma carta que seja formal e bem escrita. Isso dá uma boa impressão em relação às suas capacidades e habilidades.

 

6) Vá direto ao ponto

Ao escrever uma carta de apresentação seja conciso e direto. Não coloque uma história na carta apenas para chamar a atenção do empregador.

 

É provável que ele simplesmente se irrite com você e isso só reduzirá suas chances de ser contratado.

 

Veja 4 regras de ouro para criar ótimas cartas de apresentação clicando aqui.

 

7) Considere questões potenciais que podem dificultar a obtenção do trabalho

Você pode estar vivendo uma situação bem difícil, onde há muita necessidade de um emprego.

 

Obter o trabalho que deseja pode ser um desafio, mas nunca se deve perder a esperança.

 

É melhor esperar um pouco e conseguir um emprego que você poderá desfrutar, ao invés de conseguir um trabalho o mais rápido possível, e acabar insatisfeito e infeliz.

 

Alguns empregos exigem muita experiência, no mínimo 3 anos de experiência profissional.  Outras oportunidades podem não ter barreiras à entrada, mas o trabalho em si pode implicar em um fluxo de trabalho muito rotineiro, que não combina com seu perfil.

 

Ou ainda os requisitos para um determinado cargo podem implicar em programas de treinamento de natureza altamente competitiva, os quais não são interessantes para você.

 

Então, o que achou das 7 Ótimas Dicas para Conquistar um Emprego? Deixe seu comentário abaixo e diga qual é sua principal dificuldade no momento para conquistar seu emprego.

 

Assim, eu consigo direcionar o conteúdo a todos que estão precisando de ajuda.

 

Se você precisa de mais informação sobre como fazer um currículo que seja efetivamente escolhido pelos recrutadores, >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

Se você quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego recomendo que conheça >>> “Manual Definitivo: Como Vencer o Desemprego – Passo a Passo até Aprovação”<<<

 

E lembre-se: sempre avalie as oportunidades e tome a decisão que faz sentido para você.

 

Boa Sorte!

 

Por | 2018-02-20T14:41:36+00:00 30 de janeiro de 2018|Categorias: EMPREGOS|0 Comentários

Sobre o autor:

Évora Ferraz
Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e vai ajudar você de forma simples e prática, a conseguir o emprego TOP que vem buscando. Junte-se a centenas de pessoas que já conseguiram o emprego que mudou suas vidas simplesmente seguindo suas dicas, artigos, passo a passo e conteúdos. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe. E lembre-se sempre de mandar notícias de seu novo emprego. A gente adora ter contato com você!
Baixe o E-book: "Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero"Download GRÁTIS