7 Erros Mortais Na Busca Por Emprego

Hoje vou falar com VOCÊ muito seriamente. Eu tenho que abordar esses pontos porque 99% dos candidatos a emprego cometem esses 7 Erros Mortais Na Busca Por Emprego.

 

  • Você é um recém-formado?
  • Você acabou de sair do seu último emprego?
  • Você está empregado, mas está procurando uma melhor oportunidade?
  • Você está desempregado e tem pouca experiência em relação a processos seletivos?

 

Seja qual for sua situação, eu recomendo que você analise os erros a seguir pois o fato de você não os cometer garantirá vantagem real sobre os demais candidatos.

 

Geralmente, esses erros poderiam ser evitados se os candidatos tivessem se concentrado em uma estratégia clara de busca efetiva por emprego.

 

 

Erro # 1: Falha Na Criação Do Currículo Perfeito

Currículum rejeitado

Antes de enviar seu currículo a um potencial empregador, verifique se há correções pelo menos três vezes antes de apertar o “enter”.

 

Depois de pesquisar sobre o cargo, é fundamental que você adapte seu currículo para corresponder às necessidades da empresa.

 

Por exemplo, se você está se candidatando a um trabalho de contabilidade, você deve colocar em detalhes sua experiência de contabilidade em seu currículo.

 

Erros tipográficos e gramaticais são muito graves. Use sempre o corretor ortográfico e solicite a um amigo que revise seu currículo.

 

Mantenha o tamanho do currículo em no máximo 2 páginas. Concentre-se em frases curtas, de impacto e em tudo o que é importante para o empregador.

 

Se você precisa de mais informações sobre como fazer um currículo que seja efetivamente escolhido pelos recrutadores, >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

 

Erro # 2: Falha Ao Parecer “Profissional”

Parecer profissional

1.400 diretores financeiros foram entrevistados em uma pesquisa que concluiu que candidatos a empregos cometiam a maioria dos erros a seguir em suas entrevistas:

 

  • Chegar atrasado para a entrevista
  • Ter pouco ou nenhum conhecimento sobre a empresa
  • Ter pouco conhecimento sobre o cargo para o qual o candidato se candidatou
  • Ter um complexo de superioridade
  • Manifestar um comportamento arrogante

 

A linguagem corporal do candidato também deve indicar que ele está confiante e que não é “irresistível” .

 

O candidato deve manter o contato visual, ter um aperto de mão forte e evitar olhar defensivo pelo ato de cruzar os braços.

 

Usar a roupa certa é crucial para projetar uma posição confiante.

 

A regra de ouro nesse caso é se vestir da melhor maneira possível (mesmo que você tenha que na hora da entrevista tirar uma gravata e dobrar uma camisa). Isso é melhor do que estar malvestido.

 

Treine para a Entrevista

 

Um erro comum dos candidatos é ficarem tensos e acabar tendo “brancos” durante a entrevista.

 

Isso dá a impressão de que os mesmos não estão preparados nem para a entrevista, nem para o cargo.

 

É importante pesquisar a empresa e a posição solicitada para evitar pagar um “mico” durante a entrevista.

 

Parece óbvio, mas não custa repetir, procure saber com antecedência quais são as habilidades ou conhecimentos que a empresa está procurando nos candidatos à vaga.

 

Quando o dia da entrevista chegar e o entrevistador perguntar sobre seus pontos fortes e competências essenciais, você poderá combiná-los com o que eles precisam efetivamente para preenchimento do cargo.

 

Ter uma indicação de um dos funcionários da empresa pode encurtar um longo caminho até uma entrevista.

 

Uma empresa típica pode receber centenas de pedidos de emprego e geralmente de 35% a 60% de todas as vagas de emprego são preenchidas POR INDICAÇÕES.

 

As chances de ser contratado quando você tem uma indicação, portanto, são muito altas, principalmente se você tiver outros 200 a 500 candidatos concorrentes para a mesma posição.

 

Se você não conhece ninguém da empresa que pode lhe dar uma referência, é uma boa ideia consultar a rede de contatos de ex-alunos da sua universidade, de seus grupos comerciais, redes sociais e associações profissionais.

 

Lembre-se, ter uma indicação aumenta muito suas chances de obter uma posição.

 

Se você quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego recomendo que conheça >>> “Manual Definitivo: Como Vencer o Desemprego – Passo a Passo até Aprovação”<<<

 

 

Erro # 3:   Falha Na Candidatura

Falha na candidatura

Com a tendência atual da tecnologia quase todas as empresas exigem que os potenciais candidatos apresentem sua candidatura online.

 

Assim, as primeiras impressões são retransmitidas não pela sua primeira “aparição”, mas pela qualidade e conteúdo do seu e-mail, por exemplo.

 

Os e-mails relacionados à candidatura a empregos devem ser polidos e bem articulados.

 

Ao candidatar-se, use as seguintes dicas:

 

  • Complete suas frases e não as abrevie

Os empregadores não gostam quando você lhes envia cartas de apresentação padronizadas. É importante fazer uma carta que seja específica para o cargo em questão, formal e bem escrita. Isso dá uma boa impressão em relação às suas capacidades e habilidades.

 

  • Vá direto ao ponto

Ao escrever uma carta de apresentação, você deve ser conciso e direto. Não coloque uma história na carta apenas para chamar a atenção do empregador, é provável que simplesmente se irritem com você e isso só reduzirá suas chances de ser contratado.

 

  • Considere questões potenciais que podem dificultar a obtenção do trabalho

Obter o trabalho que deseja pode ser um desafio, mas nunca perca a esperança. É melhor esperar um pouco e conseguir um emprego que você irá desfrutar, em vez de conseguir um emprego o mais rápido possível, mas acabar insatisfeito e infeliz. Tome a decisão certa.

 

Para mais informações sobre como fazer um currículo incrível >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

Erro # 4: Falha Em Mostrar Suas Habilidades

Ansiedade na Entrevista

Ao se candidatar a um emprego, é ideal que você identifique seus pontos fortes e fracos e prepare-se para abordá-los.

 

Ao conhecer seus pontos fortes, as chances de obter o emprego que você deseja certamente serão maiores.

 

Mas você não deve ficar confiante, pois este é um dos erros comuns que abatem os candidatos a emprego.

 

Se você parecer muito confiante ou até mesmo arrogante, o entrevistador só irá rotulá-lo como inapropriado para o trabalho.

 

Você deve identificar suas habilidades. Este é o passaporte para conseguir seu emprego. Você deve saber apresentar suas habilidades e experiências da melhor forma possível.

 

Muitas pessoas têm dificuldade em falar sobre suas habilidades, pois pode parecer que estão se gabando.

 

Na verdade, é importante que transmita ao seu potencial empregador quais são seus talentos. Você deve poder vender suas habilidades para seu empregador. É assim que você vai conseguir o trabalho que você deseja.

 

É importante que você não pareça arrogante ou condescendente demais.

 

Se o entrevistador lhe perguntar sobre seus pontos fortes ou o que o separa dos outros candidatos, você deve prontamente dar uma boa resposta.

 

Se quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego e como responder as principais perguntas dos entrevistadores…

 

 

Erro # 5: Falha Na Preparação

Vestir-se Mal para a Entrevista

Prepare-se para uma entrevista. Após a data e o local terem sido definidos, invista tempo suficiente na preparação para o grande dia.

 

Lembre-se de que as primeiras impressões são as que ficam, então a maneira como você se apresenta é realmente é importante.

 

Os empregadores poderiam facilmente eliminar um candidato com base na maneira como ele se veste para uma entrevista inicial.

 

Muitas vezes a aparência é ignorada, mas, na realidade, você só tem uma oportunidade para uma primeira impressão. Faça valer a pena!

 

A regra de ouro é sempre usar algo que possa aumentar sua confiança. Veja este artigo sobre como se vestir para entrevistas de emprego Clique Aqui

 

Se você quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego recomendo que conheça >>> “Manual Definitivo: Como Vencer o Desemprego – Passo a Passo até Aprovação”<<<

 

Erro # 6: Falha no Follow Up

frustração na busca por empregos

É extremamente importante acompanhar todos os contatos. Não é bom apenas sentar e esperar que os resultados caiam do céu porque você acha que já fez sua parte e a empresa tem suas informações de contato.

 

Considere dois homens que se candidatam a uma posição privilegiada em uma empresa. Após a entrevista, o primeiro candidato apenas se senta e espera a resposta do potencial empregador.

 

Por outro lado, o candidato número dois acompanha os resultados da entrevista de trabalho poucos dias depois e encaminha um e-mail de agradecimento pela oportunidade.

 

Quem você acha que terá maiores chances de conseguir o emprego?

 

Se você ainda está esperando uma oferta de emprego e está fazendo o follow up de suas candidaturas, suas chances de contratação ficam reduzidas.

 

O Follow Up de seus processos seletivos é uma maneira segura de demonstrar seu senso de negócios e a expansão de seus horizontes.

 

 

Erro # 7: Falha Em Pensar Fora Da Caixa

não pensar fora da caixa

O pensamento fora da caixa (ou pensamento criativo) procura projetar arranjos novos e realmente criativos para situações comuns, já testadas.

 

Ser um pensador fora da caixa pode ser bem gratificante. É arriscado sair da zona de conforto, mas pode ser um dos seus pontos fortes quando você buscar um novo emprego.

 

Se o rebanho estiver indo para a direita, vá para o outro lado. Quem sabe você não tenha realmente que procurar um emprego, mas sim, montar seu próprio negócio?

 

Lembre-se de que todos somos gênios à nossa maneira.  Ser criativo, fora da caixa, pode movê-lo através do seu crescimento e autodesenvolvimento.

 

Você ficará surpreso com a diversidade de opções que surgirão quando você tentar resolver questões longe dos hábitos experimentados.

 

Deixe que seu pensamento fora da caixa seja seu guia para uma nova e melhor abordagem maravilhosa para a vida.

 

Então, o que achou dos 7 Erros Mortais Na Busca Por Emprego? Deixe seu comentário abaixo e diga qual é sua principal dificuldade no momento para conquistar seu emprego.

 

Assim, eu consigo direcionar o conteúdo a todos que estão precisando de ajuda.

 

Se você precisa de mais informação sobre como fazer um currículo que seja efetivamente escolhido pelos recrutadores, >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

Se você quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego recomendo que conheça >>> “Manual Definitivo: Como Vencer o Desemprego – Passo a Passo até Aprovação”<<<

 

E lembre-se: sempre avalie as oportunidades e tome a decisão que faz sentido para você.

 

Boa Sorte!

 

Por | 2018-02-24T01:46:16+00:00 21 de fevereiro de 2018|Categorias: EMPREGOS|0 Comentários

Sobre o autor:

Évora Ferraz
Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e vai ajudar você de forma simples e prática, a conseguir o emprego TOP que vem buscando. Junte-se a centenas de pessoas que já conseguiram o emprego que mudou suas vidas simplesmente seguindo suas dicas, artigos, passo a passo e conteúdos. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe. E lembre-se sempre de mandar notícias de seu novo emprego. A gente adora ter contato com você!
Baixe o E-book: "Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero"Download GRÁTIS