6 Passos para Criar um Excelente Currículo

O currículo é a principal ferramenta para se obter uma entrevista de emprego. E  hoje vamos apresentar 6 Passos para Criar um Excelente Currículo.

 

Ele pode abrir as portas de uma entrevista ou fechá-las de uma vez.

 

Por isso, deve ser muito bem elaborado para que você vá para a próxima etapa: a entrevista.

 

Escrever um currículo profissional não é tão difícil. A primeira coisa que você deve ter em mente é fazer o seu marketing pessoal, ou seja, se “vender”.

 

Ser contratado está nas mãos do empregador. Então, seu objetivo em escrever muito bem um currículo deve ser conquistar o recrutador.

 

A tarefa dos selecionadores é filtrar dentre centenas de currículos apenas alguns candidatos que serão os efetivamente entrevistados.

 

O currículo deve incluir seus dados para contato, seu objetivo, ou seja, por que você está solicitando o emprego, formação acadêmica, suas realizações e outras informações que podem convencer o empregador a chamá-lo para a entrevista.

 

Indique em seu currículo o que for relevante e que faria você se encaixar na descrição da vaga para a qual você está se candidatando.

 

Se você é um novo graduado ou não tem nenhuma experiência de trabalho, mencione suas conquistas na faculdade, prêmios recebidos, habilidades especiais, seminários, treinamentos e outras coisas positivas que você produziu.

 

Tudo isso certamente impressionará os entrevistadores.

 

Se você quiser saber mais sobre como fazer um ótimo currículo >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

 

6 Passos para Criar um Excelente Currículo

 

Currículo Perfeito

 

Conseguir um emprego hoje em dia é enfrentar um cenário bem competitivo e até mesmo cruel.

 

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar seu currículo e obter vantagem em busca do emprego dos seus sonhos:

 

  1. Faça seu currículo se destacar

  • Ao preparar seu currículo, verifique se ele se destacaria dos demais. Deve ser o tipo que atrai os olhos, fazendo com que o avaliador queira lê-lo.
  • O segundo passo é verificar se ele relaciona sua experiência de trabalho à vaga para a qual você está se candidatando.

 

  1. Seu currículo deve ser conciso e relevante

  • Evite criar um currículo longo demais. Isso pode torná-lo irrelevante e gastar o tempo do avaliador.
  • Mostre que você valoriza seu tempo das pessoas enquanto mostra as informações mais relevantes de forma concisa. Aí sim, você começará a ganhar uma batalha importante.

 

  1. Sempre adapte seu currículo à vaga

  • Você provavelmente deve ter experiência anterior que não está relacionada com a vaga para a qual você está se candidatando.
  • Algumas pessoas preferem manter várias versões diferentes de seu currículo para diferentes tipos de vagas de emprego.
  • Verifique se o seu currículo é apropriado para se candidatar a uma determinada vaga e adapte-o se necessário.
  • Um currículo que contenha todas as suas experiências pode não ser o melhor caminho para realizar uma candidatura.
  • O recrutador certamente terá a impressão de que você não se esforçou para produzir um currículo que demonstre suas habilidades específicas para esta vaga.

 

  1. Escreva sobre suas realizações

  • Você pode adicionar suas realizações, mas sempre com declarações factuais e relevantes.
  • É importante que você faça seu marketing pessoal, mas dando exemplos e números que comprovem seu discurso.
  • Jamais mencione seus pontos fracos em um currículo, pois será muito malvisto.

 

  1. Lapide Seu Currículo

  • Tenha certeza de que o recrutador vai perceber que você investiu tempo na elaboração de seu currículo.
  • Se ele perceber que houve esforço e comprometimento suficientes em seu currículo ele entenderá que você terá o mesmo comportamento em seu trabalho.
  • Use isso ao seu favor. Esta é uma grande vantagem para você.
  • Não é incomum que algumas pessoas passem dias ou mesmo semanas polindo, lapidando seus currículos.

 

  1. Dê atenção as partes do currículo

  • O Objetivo. Coloque-se na posição do selecionador, você certamente gostaria de receber um currículo fácil de ler. Assim, para ganhar a atenção de seu potencial empregador comece estabelecendo o objetivo de forma correta, apropriado para a descrição da vaga. Evite conteúdo irrelevante no objetivo

 

  • Publicando suas conquistas. Novamente, se você se posicionar no lugar do selecionador, você vai preferir contratar um vencedor. Certifique-se de incluir suas realizações e conquistas, de forma a impressionar qualquer pessoa que venha a ler seu currículo. Suas realizações devem ter prioridade na criação do seu currículo.

 

  • Destaque sua formação acadêmica. Muitos empregadores exigem que seus candidatos tenham um certo nível de formação educacional. Se você terminou a faculdade e foi um dos melhores alunos do campus, sinta-se à vontade para incluir esta informação em seu currículo. Eu garanto que isso pode ajudar.

 

  • Faça um bom conteúdo. Sem um bom conteúdo o currículo será eliminado. Então, sua tarefa é vendê-lo para o leitor. Ele deve ser escrito de forma a construir o interesse em chamá-lo para uma entrevista.

 

  • Design único. Apenas certifique-se de que o design de seu currículo está de acordo com sua área de atuação. Empresas muito formais não veem com bons olhos currículos muito criativos. Isso já não acontece em agências de marketing, propaganda e escritórios de arquitetura, por exemplo. No geral, o design deve ser simples. Porém faça experiências como deslocar a posição do título e do conteúdo, usar colunas, bullet points, e ter bons espaços em branco para o texto “respirar”. Lembre-se de que seu objetivo é atrair a atenção, mas sem confundir o leitor.

 

  • Uso adequado das palavras. O uso de palavras simples com profundidade é a maneira mais recomendável de escrever um bom currículo.

 

 

Resumindo…

Currículo Perfeito

  • O currículo é o primeiro e, na maioria das vezes, a parte mais importante da candidatura a um emprego.

 

  • Faça um currículo que o represente como um excelente profissional: venda-se

 

  • Faça um resumo que contenha breve descrição e frases informativas. Essas descrições e frases devem apresentar suas conquistas e experiências.

 

  • Procure elaborar um currículo relevante, adaptado a vaga e conciso (de até 2 páginas).

 

  • Seja criativo na construção de seu currículo. Isso não quer dizer que você deva usar papel perfumado e texto colorido. Mantenha-o preferencialmente formal e limpo.

 

 

IMPORTANTE:

 

Estudos demonstraram que cerca de metade dos recrutadores decidem aceitar ou rejeitar os pedidos de emprego com base na experiência de trabalho apresentada no currículo.

 

Um terço dos empregadores decide rejeitar ou aceitar esses candidatos com base no design/ layout desses currículos.

 

Se você quiser saber mais sobre como fazer um ótimo currículo >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

Se você quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego recomendo que conheça >>> “Manual Definitivo: Como Vencer o Desemprego – Passo a Passo até Aprovação”<<<

 

Deixe seu comentário abaixo e Boa Sorte!!!

 

 

Por | 2018-02-24T01:04:15+00:00 23 de fevereiro de 2018|Categorias: CURRÍCULOS|0 Comentários

Sobre o autor:

Évora Ferraz
Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e vai ajudar você de forma simples e prática, a conseguir o emprego TOP que vem buscando. Junte-se a centenas de pessoas que já conseguiram o emprego que mudou suas vidas simplesmente seguindo suas dicas, artigos, passo a passo e conteúdos. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe. E lembre-se sempre de mandar notícias de seu novo emprego. A gente adora ter contato com você!
Baixe o E-book: "Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero"Download GRÁTIS