12 Melhores Perguntas Para Fazer Em Entrevistas

Vamos ver quais são as 12 Melhores Perguntas Para Fazer Em Entrevistas de Emprego.

 

Uma entrevista é uma via de mão dupla. Seu potencial empregador está fazendo perguntas para saber mais sobre você e suas habilidades.

 

Em troca, você precisa preparar perguntas para realizar ao seu potencial empregador sobre a posição, seu futuro gestor e a empresa, a fim de ter certeza de que este é o trabalho certo para você.

 

Além disso, se você não preparar perguntas inteligentes, você corre o risco de o entrevistador assumir que você não está interessado ou não se preparou.

 

Sua oportunidade de fazer perguntas geralmente vem ao final da entrevista. 

 

Você deve preparar pelo menos duas perguntas que demonstrem seu interesse pela posição, sua motivação para se destacar na função e o fato de ter feito alguma lição de casa (empresa pesquisada, setor, departamento).

 

Então, como você pode fazer perguntas inteligentes que mostram que você é o contratado perfeito? Ao conduzir sua pesquisa pré-entrevista , anote os tópicos sobre os quais gostaria de perguntar.

 

Tenha em mente que as melhores perguntas a serem feitas são perguntas abertas.

 

Evite perguntas sim ou não e evite perguntas tão amplas que sejam difíceis de responder. 

 

Você não quer interromper o entrevistador enquanto estiver causando uma boa impressão e desenvolvendo um relacionamento, certo?

 

Ainda não sabe o que perguntar? Temos alguns exemplos comprovados de boas perguntas a serem feitas durante uma entrevista de emprego:

12 Melhores Perguntas Para Fazer Em Entrevistas

entrevista de emprego

1) Você poderia me falar mais sobre as responsabilidades envolvidas no dia-a-dia deste trabalho? 

Esta é a sua chance de obter o máximo possível de informações sobre o cargo, para que você possa decidir se esse é o emprego que você quer realmente. Aprendendo mais sobre as tarefas do dia-a-dia, você também obterá mais informações sobre quais habilidades e pontos fortes específicos são necessários e poderá abordar todos os tópicos que ainda não foram abordados.

 

2) Quais são as qualidades mais importantes para alguém se destacar nesse cargo?

Essa pergunta pode levar a informações valiosas que não estão na descrição do trabalho. Ele pode ajudá-lo a aprender sobre a cultura e as expectativas da empresa, para que você possa demonstrar que se encaixa bem.

 

3) Quais são as expectativas para este cargo durante os primeiros 30 dias, 60 dias de contratação? 

Descubra quais são as expectativas do seu empregador em relação ao profissional que ocupará essa posição.

 

4) Descreva a cultura da empresa. 

Você é um bom candidato para essa organização em particular? Certifique-se de estar confortável com a cultura e a dinâmica da empresa.

 

5) Onde você acha que a empresa estará nos próximos 5 anos? 

Se você planeja estar nessa função por vários anos, certifique-se de que a empresa está crescendo para poder crescer com a empresa. Em tempos de crise, isso é bem importante.

6) Quem você considera ser o maior concorrente desta empresa e por quê? 

Você já deve ter uma ideia dos principais concorrentes da empresa, mas pode ser útil perguntar a opinião de seu entrevistador. Naturalmente, ele será capaz de lhe dar uma visão que você não encontrará em nenhum outro lugar.

 

7) Quais são as maiores oportunidades que a empresa / departamento tem agora? 

Essa pergunta mostra sua motivação para aproveitar as oportunidades e pode ajudá-lo a saber mais sobre onde a empresa estará se concentrando nos próximos meses.

 

8) Quais são os maiores desafios que a empresa / departamento enfrenta agora? 

Por outro lado, você pode querer perguntar sobre os desafios. Essa pergunta pode ajudar você a descobrir tendências e problemas no setor e, talvez, identificar áreas nas quais suas habilidades poderiam salvar o dia.

 

9) Do que você mais gosta nesta empresa? 

Pergunte sobre a experiência pessoal do seu entrevistador para obter mais informações sobre a cultura da empresa.

 

10) Qual é a trajetória de carreira típica para alguém nessa função?

Essa pergunta pode ajudá-lo a saber se a empresa promove profissionais dentro da organização e como funciona o plano de carreira. Ao fazer a pergunta, você mostra seu interesse em crescer com a organização – basta ter cuidado para não expressar isso de uma maneira que soe muito egoísta (por exemplo, quando posso esperar um aumento e uma promoção?).

 

11) Como faço para comparar meu desempenho com o de outros candidatos que você entrevistou para este papel?

Esta é uma pergunta um pouco arriscada. Você não quer colocar o entrevistador em uma posição desconfortável, certo? No entanto, se as coisas estão indo bem e você construiu um forte relacionamento, esta pergunta pode ajudá-lo a ver se há alguma preocupação ou problema com seu perfil e tentar mostrar por que você é a melhor pessoa para o trabalho.

 

12) Quais são os próximos passos neste processo seletivo? 

Esta questão mostra que você está ansioso para avançar no processo. Ele também ajudará você a obter informações importantes sobre o cronograma de contratação para que você possa se preparar adequadamente .

 

Lembre-se: não pergunte sobre salário ou benefícios ainda. Aguarde até que você esteja nas etapas finais do processo de entrevista para negociar com o gerente de contratação ou com um representante de RH.

 

Você pode também se interessar por:

Perguntas Que Você Nunca Deve Fazer Em Uma Entrevista

 

Gostou do artigo? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo.

 

 

Por | 2018-05-11T15:13:09+00:00 11 de maio de 2018|Categorias: ENTREVISTAS|Comentários desativados em 12 Melhores Perguntas Para Fazer Em Entrevistas

Sobre o autor:

Évora Ferraz
Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e vai ajudar você de forma simples e prática, a conseguir o emprego TOP que vem buscando. Junte-se a centenas de pessoas que já conseguiram o emprego que mudou suas vidas simplesmente seguindo suas dicas, artigos, passo a passo e conteúdos. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe. E lembre-se sempre de mandar notícias de seu novo emprego. A gente adora ter contato com você!
Baixe o E-book: "Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero"Download GRÁTIS