10 Dicas: Como Se Vestir Para Entrevistas De Emprego

Lembre-se: as primeiras impressões são as que ficam. Portanto, hoje o assunto é 10 Dicas: Como Se Vestir Para Entrevistas de Emprego.

 

Os empregadores poderiam facilmente dar o veredito de uma contratação simplesmente avaliando a maneira como um candidato se veste  em sua primeira entrevista.

 

Sim, isso é sério! Muito sério mesmo.

 

Quando se trata de contratar um candidato, existem muitos entrevistadores que colocam um grande foco na aparência pessoal.

 

Este foco na aparência pessoal não se concentra apenas na apresentação geral, mas também na higiene.

 

Afinal, os empregadores querem contratar profissionais que darão a seus negócios uma boa percepção pública.

 

É por isso que é importante que você cause uma boa impressão, especialmente em uma entrevista.

 

Ao participar de uma entrevista de emprego, você deve se certificar de que está profissionalmente vestido. 

 

Esta é sua chance, não vá perdê-la justamente nesse momento.

 

Portanto, não há motivo para você sequer pensar em ir malvestido neste dia tão significativo. Na verdade, uma boa regra geral para sua vida é sempre se vestir adequadamente em qualquer situação.

 

Você pode até mesmo comprar uma nova roupa, ir ao cabeleireiro (ou barbeiro), ir a manicure antes de sua entrevista. Com certeza, essas pequenas ações vão lhe dar maior auto confiança e farão grande diferença em seu desempenho. 

 

 

 

Muitas vezes, a aparência pode ser ignorada. Alguns podem dizer que as características internas da pessoa são mais importantes.

 

Mas, pense comigo, na realidade, você só tem UMA oportunidade para uma PRIMEIRA IMPRESSÃO. Portanto, faça valer a pena!

 

Lembre-se que no dia da entrevista, você precisa estar totalmente focado nas perguntas que serão feitas e em como causar uma excelente impressão no entrevistador.

 

Portanto, sua roupa ou sapato não devem lhe causar qualquer incomodo ou empecilho. A regra de ouro é usar algo que possa aumentar sua confiança e que esteja de acordo com o perfil da vaga.

 

 

 

 

10 Dicas: Como Se Vestir Para Entrevistas de Emprego

Abaixo segue uma lista com dicas gerais do que você (homens e mulheres) deve ou não evitar em uma entrevista, tendo em vista o que pensam a maioria dos entrevistadores:

 

  1. Unhas: cortadas, limpas, esmaltadas. Algumas empresas mais conservadoras podem se incomodar com unhas muito compridas e com esmalte chamativo. Avalie o tipo de emprego que está procurando e esteja com suas unhas de acordo com o perfil do cargo.

 

  1. Se puder, evite o uso de acessórios que chocalhem e se mexam demasiadamente durante entrevistas. Isso pode tirar a atenção de seus entrevistadores. Aqui, menos é mais. Em empresas formais, piercing além das orelhas também é melhor evitar. Use o bom senso.

 

  1. O cabelo deve estar limpo e arrumado. Para homens, com o corte em dia. Para mulheres, na hipótese de não conseguir estar com o cabelo como você gostaria no dia da entrevista, prenda-o.

 

  1. Use sapatos sociais e, de preferência (não é uma obrigação), fechados. Para as mulheres, a melhor sugestão é um “scarpin”.

 

  1. Para as mulheres, evite saias curtas. O comprimento ideal é o médio, na altura dos joelhos. Use preferencialmente meias finas de cor neutra (cor da pele).

 

  1. Lembre-se de que um bom terno ou vestido trará mais confiança, mais conforto e permitirá que você se concentre na entrevista.

 

  1. Use um blazer apropriado, no tamanho certo, e que não esteja desatualizado. Evite jeans, casacos ou jaquetas de couro, pois são mais casuais e em alguns tipos de empresas não são aceitos.

 

  1. Para os homens, se não houver nenhum terno e gravata disponíveis, use preferencialmente uma camisa com gola e mangas compridas na cor branca.

 

  1. Qualquer bolsa, pasta, maleta utilizada deve estar em perfeitas condições.

 

   10. Fumantes: Certifique-se de que não haja cheiro de cigarro em suas roupas. Cuide disso!

 

 

Sua Maneira De Se Apresentar Reflete Uma Mensagem Implícita

 

Durante a entrevista, a aparência pode ser um fator positivo para o candidato ou uma grande derrota.

 

Considere as últimas tendências de moda na área em que você deseja trabalhar. Isso é bem importante.

 

De nada vai adiantar você se apresentar de terno e gravata em uma agência de publicidade. Considere o estilo da empresa e o perfil do cargo que você pretende assumir sempre.

 

A realidade é que grande parte dos empregadores escolhem um candidato baseado em sua aparência geral e essa é uma informação importante que não pode ser ignorada.

 

 

Tudo É Levado Em Conta 

 

Procure dormir bem na noite anterior a sua entrevista. Uma cara de cansaço, de pouco ânimo, pode colocar tudo abaixo. Se você preferir, cubra suas olheiras com uma boa maquiagem e vá a luta.

 

Sua saúde deve estar em dia. Se estiver doente, peça para remarcar a entrevista e explique os motivos. Não é adequado se apresentar para a entrevista em um quadro de tosse e espirros constante, por exemplo.

 

Esteja disposto e bem alimentado (nada pode ser mais constrangedor do que uma barriga roncando de fome durante uma entrevista de emprego).

 

Lembre-se: tudo será analisado. O modo como você mexeu com as mãos, se manteve ou não contato visual, se sua postura foi mantida, se sorriu durante a entrevista, como você se vestiu.

 

Veja também esta excelente matéria sobre como se vestir para uma entrevista de emprego clicando aqui.

 

 

Dicas Finais (de Mãe para Filhos)

 

Se você se candidatou a mais de uma oportunidade de emprego, pode ser que tenha várias entrevistas agendadas. Nesse caso, é bom tomar notas durante suas entrevistas. Isso o ajudará a se manter organizado.

 

Além disso, tomar notas durante uma entrevista de emprego faz você parecer mais interessado pela oportunidade. Também mostra um lado seu que diz: “Eu sou profissional e estou sempre preparado”.

 

Assim, anote essa dica: vá a uma papelaria e compre alguns suprimentos como um caderno e uma caneta bonitos para tomar notas durante sua entrevista. Com certeza, isso não passará despercebido pelo entrevistador.

 

Independentemente do seu plano de carreira pessoal, habilidades e talentos, se sua primeira impressão for fraca para atrair a atenção dos entrevistadores, nada mais vai funcionar.

 

Agora, cá para nós, se essa percepção é “justa”, não vem ao caso.

 

Você quer o emprego? Então, siga a cartilha dos entrevistadores e suas chances de sucesso serão muito maiores!

 

Se você estiver precisando de mais informação sobre como fazer um currículo que seja efetivamente escolhido pelos recrutadores, >>>Clique aqui e baixe grátis o Guia Completo Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero<<<

 

Se você quiser saber tudo sobre como passar em entrevistas de emprego recomendo que conheça >>> “Manual Definitivo: Como Vencer o Desemprego – Passo a Passo até Aprovação”<<<

 

Boa Sorte e deixe abaixo seu comentário. Fale para mim quais são suas dúvidas, vou respondê-las com o maior prazer.

 

Por | 2018-02-24T02:15:29+00:00 30 de janeiro de 2018|Categorias: ENTREVISTAS|2 Comentários

Sobre o autor:

Évora Ferraz
Évora Ferraz é Master Coach, Especialista em Coaching Executivo e de Carreira e vai ajudar você de forma simples e prática, a conseguir o emprego TOP que vem buscando. Junte-se a centenas de pessoas que já conseguiram o emprego que mudou suas vidas simplesmente seguindo suas dicas, artigos, passo a passo e conteúdos. Aproveite todo o arsenal disponibilizado aqui. Curta, siga-nos e compartilhe. E lembre-se sempre de mandar notícias de seu novo emprego. A gente adora ter contato com você!
Baixe o E-book: "Como Criar um Currículo Vencedor a Partir do Zero"Download GRÁTIS